Já é hora de as empresas e estúdios de jogos perceberem que existem pessoas que adorariam jogar e usar seus consoles, mas são impedidas por causa de uma deficiência física ou outra. A acessibilidade só recentemente foi um recurso anunciado em jogos e hardware de jogos, e pode demorar um pouco até que realmente se torne um padrão na indústria. Felizmente, as grandes empresas estão liderando a questão da acessibilidade, dando origem a dispositivos de acessibilidade que podem parecer estranhos, mas que dão a todos os jogadores, mesmo aqueles perfeitamente capazes, poderes incríveis para desfrutar dos jogos da maneira que desejam. Vejamos, por exemplo, este recém-anunciado controlador de acessibilidade certificado pelo Xbox que quase parece um pequeno enxame de alienígenas graças ao seu design modular.
Designer: ByoWave
Para jogadores com deficiências físicas relacionadas às mãos ou ao controle motor fino, o controlador de jogo ou teclado típico, apesar de seu design ergonômico, às vezes é impossível de usar. Felizmente, tem havido um interesse crescente no desenvolvimento de dispositivos de controle mais acessíveis, liderado pelo Xbox Adaptive Controller em 2018 e seguido pelo Sony Access Controller, anteriormente apelidado de “Projeto Leonardo”, no ano passado. Claro, existem mais do que apenas duas maneiras de projetar para acessibilidade, e o Controlador Proteus da ByoWave é apenas o mais recente a chamar a atenção com seu mecanismo não convencional e ideia inovadora.
Resumindo, o Controlador Proteus é composto de pequenos cubos arredondados com algumas faces que podem ser alteradas para serem um botão, um D-Pad, um joystick e muito mais. Esses cubos podem então se conectar uns aos outros para formar diferentes formas que atendem às necessidades do jogador. Pode, por exemplo, ser uma pilha única e curva que você pode segurar como um joystick, uma grade 2×2 que você pode esmagar como botões de arcade em uma mesa ou até mesmo um layout de gamepad convencional com os acessórios e conectores certos. Ele pode suportar mais de uma centena de configurações e combinações de iluminação LED, permitindo ao usuário decidir como deseja jogar dependendo das circunstâncias.
É claro que o controlador foi projetado principalmente para atender às necessidades dos jogadores com deficiência, mas não é difícil ver como isso será popular entre quase todos os jogadores, especialmente aqueles na plataforma Xbox. O grande número de opções e combinações é alucinante, e alguns podem até criar novos designs de controladores apenas por diversão. É um exemplo claro de como o design acessível realmente beneficia a todos, e os jogadores provavelmente ficarão entusiasmados com a chegada do controlador de acessibilidade Proteus no outono, especialmente devido ao seu preço inicial de US$ 299.
*** Nota: Post com tradução Automática EN > PT
( pode conter alguns erros escrita ou leitura )
Para ver esta notícia em Inglês visite a nossa
versão internacional * www.revistalifestyle.com