Jogar em qualquer lugar é bastante popular hoje em dia, seja em um telefone celular, em um dispositivo portátil ou até mesmo em um laptop estacionado temporariamente em um café. Embora os videogames sejam tradicionalmente divididos em campos de PC e console, esta última tendência fez com que muitos jogadores buscassem controladores ou dispositivos com controladores integrados, independentemente da plataforma de sua escolha. Os controladores de jogos sem fio tornaram-se bastante numerosos por causa disso, variando de designs típicos a mecanismos telescópicos que se estendem para segurar smartphones ou até mesmo tablets. É claro que esses dois não são os únicos designs possíveis para gamepads portáteis, e esse conceito tenta abordar o problema de um ângulo diferente, que tira uma página de um dos designs de smartphones mais modernos dos últimos tempos: telefones dobráveis.
Designer: Przemysław Wolnicki
O problema básico dos controladores de jogos é seu volume inato. Você realmente não pode encolhê-los sem sacrificar o conforto e a ergonomia. Isso os torna menos atraentes para serem guardados rapidamente em bolsas, muito menos em bolsos, enquanto você sai correndo porta afora na esperança de poder jogar mais tarde. Mesmo aqueles que preferem jogar em casa podem achar que a presença permanente de um grande pedaço de plástico distrai visualmente e podem procurar maneiras de minimizar sua pegada quando não estão em uso.
Swift é um conceito de design de controlador de jogo que adota um mecanismo dobrável para tornar o dispositivo mais compacto durante o transporte. Apesar de os dobráveis não serem novidade, é curioso que esse design não tenha sido adaptado para controladores de jogos. É claro que existem vantagens e desvantagens em tal projeto, mas dificilmente poderão ser verificadas, a menos que sejam testadas no mundo real.
Este conceito de controle adota o arranjo de botões mais simétrico de um controle de PlayStation, o que tornaria a forma dobrada também mais equilibrada quando dobrada. Um detalhe curioso sobre o design é a superfície nervurada que cobre o meio e a parte traseira do controlador. Não está claro se a escolha do material é simplesmente estética, mas certamente afetará a textura do controlador, o que por sua vez afeta o conforto e a ergonomia.
Embora o design de um controlador dobrável seja definitivamente interessante e curioso, ele também levanta algumas questões. Embora o design reduza pela metade a largura do dispositivo, ele por sua vez dobra sua espessura. Também pode haver algumas preocupações sobre o desgaste que esse mecanismo sofrerá ao longo do tempo, especialmente devido aos fios que precisam passar pelo meio para conectar as duas metades. Talvez seja essa a razão pela qual um design dobrável não foi adotado para controladores, mas este conceito pelo menos tenta encorajar a ultrapassagem dos limites em vez de apenas adotar o status quo.
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