Os controladores de jogos são projetados principalmente tendo em mente as necessidades dos jogadores experientes que têm reflexos nítidos e tempos de reação incríveis. A maioria dos controladores convencionais não leva em consideração as necessidades dos jogadores com deficiência que têm problemas de acessibilidade. Grandes fabricantes como Sony e 8BitDo, no entanto, aventuraram-se por esse caminho com o Controlador de acesso PlayStation 5 e Controlador Lite SE respectivamente.
Na mesma linha, este conceito de controlador de jogos baseado em Windows, apelidado de Free Play, deseja oferecer aos jogadores com deficiência condições de concorrência equitativas quando se trata de jogar jogos no topo das paradas. O gadget consegue isso sem comprometer o formato do qual um gamepad normal depende. Portanto, jogadores normais também podem usá-lo sem problemas.
Designer: Aiden Schutte
A dupla funcionalidade pretendida do controlador de jogo é obtido com pods de controle modulares que podem ser colocados ao redor do console. Com o aumento da popularidade dos consoles de jogos portáteis, a atenção aos controladores acessíveis para pessoas com deficiência é iminente. O design aqui proposto utiliza os botões modulares que ficam dentro do corpo metálico e as alças ergonômicas com superfícies planas como solução viável. Assim, pode-se facilmente trocar os botões do D-Pad para que fiquem na frente e não nas laterais. Sticks personalizados podem ser anexados ao controlador se o jogador deficiente tiver problemas para segurar o joystick com o polegar.
Para simplificar, o controlador de jogo modular possui múltiplas configurações para jogar dependendo do nível de conforto da pessoa com deficiência. Seja usando o controle com apenas uma mão ou em situações onde a destreza não é uma opção. Aiden projetou a parte inferior plana para que pessoas com problemas de destreza possam levantar facilmente o dispositivo da superfície. Além dos botões que você encontraria em qualquer controlador normal, este possui pontos de contato táteis para navegar pelos controles. Esses pontos de contato táteis podem ser colocados na parte traseira ou frontal do console. O tamanho de todos os botões e gatilhos foi intencionalmente mantido grande para facilitar o pressionamento e a navegação.
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